Qual a melhor divisão de treino de musculação

10.out.2023
[ Treino ]

Qual a melhor divisão de treino de musculação?

A melhor divisão de treino de musculação depende da sua disponibilidade para treinar. Portanto, não adianta montar uma divisão ABCDEF e ter apenas 3 dias para treinar.

Se você nunca viu uma divisão de treino, é preciso que entenda que cada dia é uma letra, começando pelo A, e seguindo a sequência do alfabeto. Indo de AB (dois dias) até ABCDEF (6 dias). Não é comum treinar musculação mais do que 6 dias por semana, e também não é interessante.

Portanto, é preciso decidir quantos dias treinar por semana, mas o mais comum, e o mais indicado, é treinar quatro ou cinco dias por semana. Ou seja, ABCD ou ABCDE.

Sempre lembrando que se você quer melhorar sua composição corporal, perdendo gordura, e ganhando massa muscular, é só acessar >>> leandrotwin.com.br

     

É preciso saber o que são músculos sinergistas primeiro

Para montar um treino, você precisa entender o conceito de músculo sinergista.

Os músculos sinergistas são aqueles que trabalham em conjunto em um movimento multiarticular. Por exemplo, o supino reto, trabalha o peito principalmente, mas também trabalha ombro, e tríceps. Outro exemplo, acontece em um treino de dorsais, fazendo remada, onde se trabalha também bíceps, e antebraço.

Para ficar mais fácil de entender, segue a lista dos músculos sinergistas:

  • Dorsais – bíceps, antebraço, e trapézio.
  • Peito – Ombro e tríceps.
  • Quadríceps – glúteos.
  • Isquiotibiais – panturrilhas.

Exemplo de divisão de treino prática

Existem duas opções conceitualmente – juntar os músculos sinergistas, ou separar com alguns dias de distância entre um treino e outro. Por exemplo, se você coloca o treino A, como treino de peito, os sinergistas seriam ombro e tríceps. Portanto, você pode colocar todos estes músculos no treino A de uma vez, ou colocar apenas peito e tríceps, ou peito e ombro, no treino A, e jogar o músculo que sobrou para o treino C ou D. Isso faz com que os músculos sinergistas que trabalharam no treino A, tenham tempo de se recuperar para um treino isolado ainda na mesma semana.

Exemplo prático de treino ABCD com esse conceito:

Segunda – Treino A – Peito e Tríceps (vou jogar os ombros mais para frente). Pode-se inserir treino de abdômen aqui, porque é o começo da semana, e o atleta está descansado.

Terça – Treino B – Dorsais, bíceps e antebraço (vou jogar os trapézios mais para frente)

Quarta – Descanso. É interessante colocar um descanso no meio da semana, porque os treino de peito e dorsais são muito pesados.

C- Perna completa.

D – Trapézio, ombro. Que foram os exercícios que sobraram dos treinos de peito e dorsais. Vou jogar abdômen aqui porque é um treino mais tranquilo.

Então, a partir desse conceito, é possível fazer diversas divisões, e chegar naquela que é a mais adequada à você.

Saiba como montar a sua dieta do zero, seu treino periodizado, e muito mais.

Acesse meus cursos >>> Leandro Twin Cursos | Hotmart Club

       

[ QUEM SOU EU? ]

LEANDRO TWIN

ASSESSOR ONLINE ESPORTIVO PROFISSIONAL

Meu nome é Leandro Lourenço Oliveira de Lima, sou Assessor Esportivo há mais de 10 anos, com quase 500 casos de sucesso. Trabalho tanto online para o mundo inteiro, quanto presencial em minha clínica em Moema (São Paulo).

Ministro cursos, sou palestrante e também autor do livro “abdômen definido, como chegar lá?”.

Sempre sonhei em ser professor e por ter um histórico de obesidade vencido pela musculação, me encantei e me dedico todos os dias para fazer isso para outras pessoas. Sou graduado em educação física (CREF: 128544-G/SP) e pedagogia.



[ Clique aqui para baixar meu ebook. ]