O que é Cluster Set | Como usar

19.out.2023
[ Treino ]

O que é Cluster Set, e como usar

O Cluster Set é uma técnica avançada de treino de musculação que busca aumentar a variável de intensidade (carga). Diferentemente do Drop Set, Rest’n’pause, e Strip Set, que aumentam a densidade do treino, o essa técnica avançada de treino busca fazer com que se trabalhe mais peso em um exercício específico.

Saiba como montar a sua dieta do zero, seu treino periodizado, e muito mais.

Acesse meus cursos >>> Leandro Twin Cursos | Hotmart Club

       

Como fazer o Cluster Set

O Cluster Set é como se fosse um parcelamento da série. Ao invés de se fazer a série completa até 9 repetições até a falha, se parcela em 3 vezes de 3 repetições submáximas, por exemplo. Entre essas pequenas séries você descansará 5 segundos, deste modo você terá recuperação parcial do substrato energético, e isso fará você conseguir executar o exercício com mais carga, mesmo mantendo a mesma quantidade de repetições que faz normalmente.

Portanto, essas 3 pequenas séries juntas contam como só uma série no total. Ao final, se descansa por 90 a 180 segundos, e se faz mais duas ou três Cluster Set para um exercício específico.

Cuidados ao executar técnica avançada de treino

Essa técnica costuma ser indicada para atletas avançados, porém é possível também de ser usada para intermediários, desde que seja respeitada algumas ressalvas:

  • É preciso estar bem aquecido para executar a técnica. Tendo isso em vista, pode ser ruim fazer essa técnica logo no primeiro exercício.
  • Não se deve utilizar essa técnica em todos os exercícios de um grupamento muscular. Procure usar a técnica de Cluster Set em uma porção específica de um grupamento muscular que seja fraco, ou que precise de mais volume no seu shape.  Por exemplo, se você precisa de mais largura na sua dorsal, busque usar o Cluster Set em uma puxada.
  • Tenha como mínimo 3 repetições na parcela, que já é um pouco perigoso, pois pode levar a lesões pela carga elevada. Se puder parcelar em 3 vezes com 4 a 5 repetições, é melhor.

Sempre lembrando que se você quer melhorar sua composição corporal, perdendo gordura, e ganhando massa muscular, é só acessar >>> leandrotwin.com.br

     

 

[ QUEM SOU EU? ]

LEANDRO TWIN

ASSESSOR ONLINE ESPORTIVO PROFISSIONAL

Meu nome é Leandro Lourenço Oliveira de Lima, sou Assessor Esportivo há mais de 10 anos, com quase 500 casos de sucesso. Trabalho tanto online para o mundo inteiro, quanto presencial em minha clínica em Moema (São Paulo).

Ministro cursos, sou palestrante e também autor do livro “abdômen definido, como chegar lá?”.

Sempre sonhei em ser professor e por ter um histórico de obesidade vencido pela musculação, me encantei e me dedico todos os dias para fazer isso para outras pessoas. Sou graduado em educação física (CREF: 128544-G/SP) e pedagogia.



[ Clique aqui para baixar meu ebook. ]