5 coisas que não podem faltar no treino de musculação

28.set.2023
[ Treino ]

5 coisas que não podem faltar no treino de musculação

O treino de musculação é repleto de coisas a se descobrir. No entanto, o básico está contido aqui neste texto.

1 – Fazer aquecimento

Além de preparar você para a atividade física, o aquecimento propicia que você previna lesões. Então não comece colocando altas cargas, pois você pode dar vazão à uma lesão.

Aqueça no primeiro exercício. Use metade da carga que você está acostumado, e faça três séries. Deste modo você já pode se considerar aquecido, e pode começar a aumentar a carga.

Devo fazer aquecimento em todos os grupos musculares? Não é preciso, mas se você não se sentir preparado para trocar de músculo, então busque fazer uma progressão de carga do mesmo modo.

Saiba como montar a sua dieta do zero, seu treino periodizado, e muito mais.

Acesse meus cursos >>> Leandro Twin Cursos | Hotmart Club

       

2 – Amplitude de movimento no treino de musculação

Antes mesmo de começar a usar cargas altas em um exercício novo, ou se você estiver começando na musculação, execute o movimento com a maior amplitude possível. Para isso é preciso ter uma boa mobilidade nas sua articulações. Considere fazer exercícios de mobilidade antes do treino de musculação.

3 – Usar a carga que você está preparado para usar

É muito comum ver as pessoas na academia executando exercícios usando a carga muito além da sua capacidade, e isso faz com que se use muitos músculos acessórios ao movimento. Por exemplo, se você está executando uma mesa flexora, mas você não contrai os glúteos, você tende a dissipar a força para a lombar. Por isso que muita gente sente dor na lombar treinando os músculos posteriores de coxa.

Portanto, se preocupe com a técnica, para só depois começar a progredir carga.

4 – Treinar até a falha

Treinar até a falha significa que o atleta deve executar a série até a falha concêntrica do movimento. Ou seja, não aguentar mais executar o movimento no momento que está contra o vetor de força. Por exemplo, falhar executando o exercício de rosca direta, seria não conseguir mais erguer o peso da barra.

Tente aplicar essa técnica ao menos na última série de cada exercício. Essa dica vai te ajudar a se desenvolver mais rápido.

Existem outros tipos de falha – falha excêntrica, falha técnica, e falha total, mas essas técnicas são mais indicadas para atletas avançados.

5 – Respeite as respostas do seu corpo

Tem dias que a gente não consegue treinar musculação com todo o vigor, mas isso não quer dizer que você não deva treinar. Muitas vezes é preciso diminuir um pouco a carga, porque o dia já foi muito estressante. A construção de massa muscular acontece aos poucos, por isso tente perceber como você está no dia, para saber qual o ritmo que vai imprimir no seu treino de musculação.

Sempre lembrando que se você quer melhorar sua composição corporal, perdendo gordura, e ganhando massa muscular, é só acessar >>> leandrotwin.com.br

     

[ QUEM SOU EU? ]

LEANDRO TWIN

ASSESSOR ONLINE ESPORTIVO PROFISSIONAL

Meu nome é Leandro Lourenço Oliveira de Lima, sou Assessor Esportivo há mais de 10 anos, com quase 500 casos de sucesso. Trabalho tanto online para o mundo inteiro, quanto presencial em minha clínica em Moema (São Paulo).

Ministro cursos, sou palestrante e também autor do livro “abdômen definido, como chegar lá?”.

Sempre sonhei em ser professor e por ter um histórico de obesidade vencido pela musculação, me encantei e me dedico todos os dias para fazer isso para outras pessoas. Sou graduado em educação física (CREF: 128544-G/SP) e pedagogia.



[ Clique aqui para baixar meu ebook. ]