Seja bem-vindo, efetue seu login ou crie uma conta

Glutamina – Tudo sobre

tudo sobre glutamina

Glutamina

 

Vale a pena ou não tomar glutamina?

 

Fala, galera! Estamos aqui de volta! Com um post da série: Vale a pena ou não tomar?

 

Inclusive, Leandro, como faz para ser o seu aluno? www.leandrotwin.com.br  É online? É. Você monta os treinos? Sim. Você monta os macros nutrientes? Sim, se você confiar em mim será um prazer.

 

O mais pedido desta vez foi Glutamina. Confesso também que a gente anda batendo as ideias, porque eu queria falar do colágeno, e da glutamina também. E coincidentemente vocês também queriam saber. Então, vamos lá!

 

O Que É Glutamina?

 

A Glutamina é um aminoácido livre muito abundante no tecido muscular, músculo esquelético. Antes de mais nada, ela é considerada um aminoácido não essencial. Por que? Porque nosso corpo fabrica isso. Fabrica a partir do que, Leandro? A partir do ácido glutâmico, isoleucina e valina. Porém, alguns pesquisadores consideram a glutamina um aminoácido parcialmente essencial, e por que?

 

Porque apesar da fabricação própria do nosso corpo, a partir de outros aminoácidos é que o nosso corpo vai fabricar a glutamina. Portanto você fazer uma ingestão maior e obter alguns benefícios interessantes. O clímax da história vai começar quando você ingerir a glutamina via enteral. Ou seja, o que é enteral, Leandro? Via oral. Seja por sonda, ou não. Que necessariamente passe pelo trato gastrointestinal.

 

Qual É A Função Da Glutamina?

 

São várias, na verdade, várias mesmo! Mas qual é a principal dela?

 

Cuidar do nosso sistema imunológico. Contudo não é para cuidar do músculo, ou seja, se você acha que vai ficar “grandão” tomando glutamina, saiba que pode tirar seu cavalinho da chuva, mas vamos entender melhor. A função principal da glutamina é cuidar do sistema imunológico. Portanto, quando a gente ingere glutamina via oral, os rins, as células do sistema imunológico, e gastrointestinal vão se alimentar antes.

 

Vale lembrar também que se o fígado estiver também com pouca glicose, com pouco glicogênio, ele vai pegar a glutamina, e vai usar para ele como fonte de energia. Logo, se você ingere ela na via oral praticamente não vai chegar nada na corrente sanguínea. Quanto mais chegar no músculo. Então tudo isso, como estimular GH, aumentar a massa muscular, reduzir catabolismo é verdade, porém, em que grau? Em que nível? Quanto chega?

 

Uso

 

Eu ingiro 20 gramas…quanto vai chegar na minha corrente sanguínea? 1 grama, ou menos, quanta diferença vai fazer na prática? Nenhuma!

 

Para a imunidade compensa usá-la? Olha, particularmente falando, se você não tiver um problema grave de imunidade não compensa. Portanto, se você quer aumentar a imunidade, você usa um ácido ascórbico, um calciferol – Vitaminas C e D respectivamente, que elas vão potencializar bastante o seu sistema imunológico. Mas, se você está em um quadro patológico, definitivamente é diferente. Portanto a história é outra.

 

No Tratamento de Disfunções

 

Então, a gente pega um cara lá que tem Disbiose Intestinal, por exemplo. A microbiótica intestinal dele, que deveria produzir tanto bactérias boas quanto ruins, para manter o equilíbrio da saúde, está fabricando mais bactérias ruins. Então, você ingere glutamina, que ajuda você a diminuir a translocação bacteriana, ajudando a reparar a mucosa pela estimulação dos vilos. Aí, bacana! Portanto, você capacita o paciente novamente com a capacidade de absorção, e você recupera ele.

 

Aí é bacana, aí é bem-vindo!

 

Ação No Músculo

 

Agora, se eu quero recuperar o músculo, simultaneamente eu levo a proteína completa com toda a cadeia de aminoácidos.

 

Entretanto o músculo não é feito só de Glutamina. Qual é a vantagem de usar ela para o músculo? É melhor consumir uma proteína completa: frango, ovo, carne, peixe, e se quiser tomar uma proteína em pó também é válido! Mas se eu quero diminuir o catabolismo. Em suma, ela diminui o catabolismo. Para diminuir o catabolismo a gente manda carboidrato, que ativa a insulina, diminui o glucagon e pronto!

 

Mais Usos

 

Sendo assim você diminui a degradação proteica. Não faz muito sentido eu ficar tomando glutamina para esses fins. Então, a glutamina via oral vai servir principalmente para alimentar as células dos anticorpos, ou seja, aumentar a sua imunidade.

 

É também mais indicado para casos patológicos. Nesse ínterim, para casos com necessidades especiais, como por exemplo – já estou tomando vitamina C e vitamina D, em quantidades adequadas, porém a minha imunidade continua baixa. Portanto posso usar um pouco de Glutamina, que é bastante bem-vinda neste caso.

 

Então, no geral, é papo de vendedor isso que você vai ficar forte tomando Glutamina. Não compensa comprar se o fim for esse!

 

Mais temas:

 

6 Suplementos Para Perder Gordura

 

As Drogas Mais Potentes Para Queimar Gordura

 

Como Definir O Abdômen

 

Posts Relacionados

Compartilhe este conteúdo
0
Connecting
Please wait...
Deixe sua mensagem

Olá, tem qualquer dúvida? Deixe uma mensagem ou entre em contato pelo WhatsApp +55 11 94442-1988.

* Nome
* E-mail
Telefone
* Assunto
* Mensagem
Deixe sua mensagem

Olá, tem qualquer dúvida? Deixe uma mensagem ou entre em contato pelo WhatsApp +55 11 94442-1988.

Nome
* E-mail
* Mensagem
Leandro Twin está online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?